A compra do primeiro imóvel é um dos mais importantes passos na vida de qualquer pessoa, é uma verdadeira conquista que envolve muita procura e dedicação para encontrar o lugar ideal e começar uma vida independente na tão sonhada casa própria. Mas o que é necessário levar em conta na hora de escolher? Quais são os detalhes mais importantes nesse processo? Confira agora o que você precisa considerar antes de comprar o seu primeiro imóvel!
Localização
O primeiro detalhe para escolher não só o primeiro, mas qualquer imóvel, é a sua localização. O ideal é que ele esteja razoavelmente próximo das coisas que fazem parte da sua rotina como seu trabalho, faculdade, escola para as crianças, lugares que você frequenta, etc. Isso porque, morar em um lugar muito distante vai acabar encarecendo o seu transporte diário, sem falar no tempo a mais que você levará para se deslocar de um lugar para o outro.
Além disso, no quesito localização também entra o fator da valorização. Claro que você não precisa comprar um imóvel logo no bairro mais caro da cidade, mas é um investimento e tanto comprar numa região em desenvolvimento, que fará com que o seu imóvel valorize com o tempo!
Financiamento
Como não transformar o sonho da casa própria numa dívida pesada demais para o orçamento? O ideal é que o valor das parcelas não seja superior a 30% da renda mensal bruta que você tem disponível, pois lembre-se que, além das prestações do financiamento, você ainda terá outros gastos como, por exemplo, IPTU, taxa de água, energia elétrica e condomínio.
Para conseguir adquirir um bom imóvel, numa boa região, e com um plano que não pese demais no bolso, o ideal é que você analise também outras opções de crédito além do financiamento, como por exemplo, a carta de consórcio contemplada, ou carta de consórcio em um grupo de furo. Em breve escreverei um artigo específico sobre as três modalidades.
Qual a destinação do imóvel
Se você estiver procurando um imóvel com o intuito de investir, é preciso levar em consideração a liquidez do imóvel, ou seja: vai ser fácil vendê-lo futuramente? Já se você estiver procurando um imóvel para morar e ficar por um tempo, é preciso levar em conta o estado do imóvel, se vai precisar de alguma reforma, se conporta bem você e a sua família, se a localização se adequa à sua rotina, etc.
Novo ou usado: vantagens e desvantagens
As vantagens dos imóveis novos são várias: os gastos com manutenção são bem menores, você tem liberdade para decorar tudo do seu jeitinho, conta com mais segurança, modernidade e tecnologia. Porém, os imóveis novos vêm ficando menores e custam mais caro.
Por outro lado os imóveis já usados ou mais antigos, geralmente, contam com mais espaço, terreno maior e custam menos do que os novos. Porém, já terão sido adaptados ao gosto do antigo proprietário e, dependendo do estado de conservação, você terá algum gasto com uma ou outra manutenção. Além disso, os bancos só estão financiando até 50% do valor na compra desse tipo de bem.
O ideal é contar com a ajuda de um especialista no assunto para fazer a melhor escolha para você, não se esquecendo de levar em conta todos esses detalhes que a gente citou. Está pensando em comprar o seu primeiro imóvel? Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, entre em contato conosco ou deixe um comentário aqui no blog!
Leave a Reply